O trabalho psicanalítico com crianças utiliza-se de recursos como brinquedos, jogos, desenhos, histórias. O brincar e a narrativa como uma via de acesso à expressão da realidade psíquica da criança.
O contato inicial com os pais e em muitos momentos do atendimento da criança, é de fundamental importância nesse processo.
Muitos são as situações em que uma criança pode se beneficiar de um trabalho psicanalítico, algumas dentre elas: medos, angústias, dificuldades escolares, de vínculos, nos relacionamentos, dificuldades de sono, alimentação, irritabilidade, hiperatividade, agitação excessiva, controles dos esfíncteres, problemas na interação, falta de atenção, dificuldade de concentração etc. Ou ainda pela possibilidade de maior compreensão do mundo da criança e seus elementos.
O trabalho também pode ser de prevenção, inclusive na relação pais/bebê, no sentido de evitar que conflitos e sintomas sejam cristalizados, evitando o sofrimento emocional do bebê/criança, inclusive na identificação precoce de sinais de autismo infantil.