Falando sobre Psicanálise…

 em Artigos

 “Psyche” é uma palavra grega e se concebe, na tradução alemã, como alma. Tratamento psíquico significa, portanto, tratamento anímico. […] “Tratamento Psíquico” quer dizer, antes, tratamento que parte da alma, tratamento – seja de perturbações anímicas ou físicas – por meios que atuam, em primeiro lugar e de maneira direta, sobre o que é anímico no ser humano. (Sigmund Freud, Tratamento Psíquico (Ou Anímico), 1905)

A Psicanálise é uma teoria acerca do funcionamento mental do ser humano, proposta por Sigmund Freud. Através de seus contemporâneos e de vários desenvolvimentos teóricos e clínicos vem sendo consecutivamente ampliada e enriquecida.

A noção de Psicanálise alude ao reconhecimento do inconsciente e todas suas manifestações: fantasias, sonhos, pensamentos recorrentes, atos, chistes, sintomas. Muitas vezes as manifestações dessa natureza, podem mesmo sem serem percebidas, provocar sofrimentos pessoais, dolorosos, angústias, dúvidas, temores.

O Psicanalista, emprestando sua própria subjetividade ao encontro psicanalítico, está disponível para uma escuta particular, que possibilita ouvir e valorizar todas essas manifestações, além de acolher o sofrimento humano, para que ao longo do percurso a pessoa possa obter com o trabalho psicanalítico crescimento e desenvolvimento pessoal, ampliando o seu mundo interno, psíquico.

A prática psicanalítica visa trabalhar e compreender os fatores que possam obstruir ou desviar desse desenvolvimento.

A procura por um Psicanalista pode se dar em qualquer momento da vida do ser humano. A busca pelo atendimento psicanalítico pode ocorrer no início de vida, na infância, no transcurso da vida escolar, pelas mudanças na adolescência, no início da vida adulta, na formação de família, gestação, nascimento, envelhecimento, separações, perdas, traumas, acidentes, doença, violência, conflitos, enfim de todas as situações que provoquem dores ou sofrimentos muito intensos, ou ainda porque o indivíduo quer entrar num processo de conhecimento pessoal.

A Psicanálise se desenvolve continuamente, buscando beneficiar o ser humano dotado de um mundo psíquico e emocional, para que este possa lidar com o seu sofrimento psíquico.

Normalmente o profissional psicanalista é um Psicólogo ou Médico que em sua formação psicanalítica, além da própria análise pessoal de longa data, participa de seminários, supervisões, grupos de estudos ligados à área de estudo e investigação cientifica. A formação do Psicanalista se dá em Instituições filiadas à IPA – International Psychoanalytical Association. E no Brasil, também filiadas à FEBRAPSI – Federação Brasileira de Psicanálise.

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário